Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 31/07/2015 – Ciclo de palestras Jovens Talentos em Ação: De refugiada à Harvard
Início do conteúdo da página

31/07/2015 – Ciclo de palestras Jovens Talentos em Ação: De refugiada à Harvard

Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2015, 18h24 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2015, 18h07 | Acessos: 2753

No dia 31 de julho, às 14h, será realizada, no anfiteatro do campus Nova Iguaçu, a palestra “De refugiada à Harvard”. O evento integra o ciclo de palestras Jovens Talentos em Ação, que consiste em um conjunto de sete palestras com o objetivo de inspirar o público jovem com histórias de sucesso obtido por meio da dedicação aos estudos. Entre os palestrantes convidados, haverá dois ex-alunos do campus Nova Iguaçu. As palestras serão destinadas aos alunos do ensino médio e técnico e da graduação. O ciclo de palestras será promovido pelo projeto de extensão Cefet Além dos Muros, sob a coordenação da professora Luane Fragoso, e contará com a participação do bolsista Marcos Paulo Aires Sousa.

 

Palestrante: Mariam Topeshashvili. Idade: 18.

 

Currículo: Mariam Topeshashvili é estagiária na 4K Investimentos. É diretora de operações do projeto Talentos Sem Fronteiras, que visa ajudar gratuitamente alunos de baixa renda e de bom desempenho a ganhar bolsas de estudo em escolas privadas brasileiras. Também é voluntária da Audioteca Sal e Luz, espaço no qual lê e grava livros e apostilas para deficientes visuais. Desde 2012, é Coordenadora de Parcerias do Projeto SER Voluntário e dirige a Mushaboom Bottons, da qual é fundadora. No Colégio Pedro II, foi Representante de Classe e monitora do Projeto ACE!. Em 2014, estagiou no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes Petrobras) e no Departamento de Filosofia do Direito da PUC-Rio.  No mesmo ano, foi Jovem Embaixadora no Departamento de Estado dos EUA e duas vezes intérprete Português/Inglês na 10ª Feira de Intercâmbio da Education USA (2012 e 2013). Em setembro de 2015, iniciará a graduação em Ciência Política e Econômica pela Harvard University (Massachusetts, EUA) após obter aprovação também nas universidades de Yale, Wellesley, Barnard of Columbia, Duke e New York. Possui bacharelado em Ciências e Letras pelo Colégio Pedro II, tendo sido Aluna Pena de Ouro por maior rendimento acadêmico do colégio durante toda a sua formação. Na Yale University (New Haven, EUA), cursou Estratégia Global e Relações Internacionais.

 

Resumo da palestra:

Mariam Topeshashvili irá contar um pouco da sua trajetória de vida que culminou em sua aceitação na universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Nasceu na Geórgia, um país da ex-URSS. Em 2001, junto com seus pais, veio para o Brasil, onde recebeu o status de refugiada e começou a viver em uma comunidade carente do Rio de Janeiro. Durante seu ensino médio no Colégio Pedro II, Mariam aprofundou seus conhecimentos através de estágios no departamento de Filosofia do Direito na PUC-Rio e no laboratório de Ecotoxicologia na Petrobras. Realizou trabalhos e desenvolveu projetos como o ACE!, programa de mentoria para alunos do 9º do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio, e o Projeto SER Voluntário. Ademais, tornou-se Jovem Embaixadora e Pena de Ouro de seu colégio. Nessa palestra, irá focar no desenvolvimento do estilo proativo e empreendedor do jovem, trabalhando novas formas de olhar para o colégio, atividades extracurriculares e provas. Usando sua história como exemplo, quer inspirar outros jovens de baixa renda a correrem atrás de seus sonhos passando adiante a ideia de que é possível desafiar o determinismo social e conquistar o mundo, basta dar o primeiro passo.

Fim do conteúdo da página