Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 04 e 05/03/2020 – Leia Mulheres – “Desastrada e outros contos breves”
Início do conteúdo da página

04 e 05/03/2020 – Leia Mulheres – “Desastrada e outros contos breves”

Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 17h40 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 17h45 | Acessos: 1170

Em comemoração ao mês da mulher, o Leia Mulheres terá uma programação especial nos dias 4 e 5 de março. Cassiana Lima, autora do livro escolhido para o debate – Desastrada e outros contos breves –, marcará presença no clube de leitura na quarta-feira, dia 4, às 19h. No dia 5, às 17h30, haverá um cinedebate sobre o curta #8M Petrópolis, com a participação da diretora Mariana Rocha e da escritora Drica Madeira, além de uma apresentação de Slam, com Brenda Lima. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

 

Confira as informações do evento:

Tema: Desastrada e outros contos breves, de Cassiana Lima

Data: 4 e 5 de março de 2020

Horário:  Dia 4 (19h) / Dia 5 (17h30)

Local: Salão Nobre, campus Petrópolis

 

Saiba mais sobre o evento:

 

Dia 4 de março, às 19h

Nesta edição especial do clube de leitura, a autora Cassiana Lima irá iniciar o encontro do dia 4 de março falando sobre “Mulheres que leem, mulheres que escrevem”. Participante do grupo Mulherio das Letras – um coletivo feminino formado por escritoras de todo o país –, Cassiana pretende falar da relação entre os dois coletivos: “é um encontro de uma escritora, que pertence a um coletivo de mulheres escritoras, com o Leia Mulheres, que debate livros de autoria feminina”. O objetivo é abordar também o aumento, nos últimos anos, do número de mulheres no meio editorial, que sempre foi dominado pelos homens. “Agora, vivemos um momento de ascensão da escrita das mulheres. E esse prestígio que o Leia Mulheres dá ajuda muito”, declarou. Após sua fala, o encontro continua normalmente com o debate sobre o livro do mês.

Formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, Cassiana fez mestrado em Poética e doutorado em Literatura Comparada na UFRJ.  Atualmente, é professora de Língua e Literatura no CAP-Uerj. A autora já participou de duas antologias: uma de haicais e outra de minicontos, todas pelo Mulherio. Desastrada e outros contos breves é seu primeiro livro solo.

 

Dia 5 de março, às 17h30

No dia 5, será realizado um cinedebate, com a exibição do curta #8M Petrópolis, que registrou o ato feminista ocorrido em 8 de março de 2017 na cidade. A diretora Mariana Rocha e a escritora Drica Madeira participarão do debate. Na sequência, haverá uma apresentação de Slam, com Brenda Lima. O Slam é um movimento artístico que surgiu em Chicago (EUA) na década de 1980 e caracteriza-se pelas batalhas de poesia falada.

 

Saiba mais sobre o Leia Mulheres:

Toda primeira quarta-feira do mês, o projeto Leia Mulheres debate e divulga um livro escrito por uma mulher. O clube de leitura nasceu quando Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques resolveram colocar em prática o projeto da escritora britânica Joanna Walsh, que propôs o #readwomen2014 (#leiamulheres2014), com o objetivo de dar mais visibilidade aos livros escritos por mulheres, que ainda enfrentam mais barreiras no mercado editorial. Em 2015, nasceu o projeto no Brasil a partir de clubes de leitura que focam em obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas.

O Cefet/RJ campus Petrópolis é parceiro do Coletivo Leia Mulheres por meio de sua Biblioteca e do Núcleo de Estudos em Educação e Linguagem (NELINE) e a partir do projeto de extensão “Leia Mulheres: mediação de leitura”.

OBS.: A presença nos encontros não está condicionada à leitura do livro, uma vez que o projeto busca também a divulgação da obra, o estímulo à troca de ideias e o encontro entre pessoas com interesses comuns.

 

Confira o próximo encontro:

1º de abril: Razão e sensibilidade, de Jane Austen.

Fim do conteúdo da página