Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > NEABI Itaguaí realiza atividades com comunidades tradicionais e em espaços históricos
Início do conteúdo da página

NEABI Itaguaí realiza atividades com comunidades tradicionais e em espaços históricos

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2024, 13h34 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2024, 13h49 | Acessos: 559

No dia 5 de outubro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Uned Itaguaí realizou uma visita técnica com os alunos da instituição ao Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana (Pequena África), no Rio de Janeiro. O NEABI foi representado pelas professoras do Cefet/RJ Renata Rufino, de História, e Luna Campos, de Sociologia, além da assistente social Nieves Martinez, em parceria com o professor Renato Martins, de Geografia.

O percurso teve início na Praça Mauá, epicentro das recentes reformas da zona portuária da cidade, e incluiu importantes pontos de memória, como a Pedra do Sal, o Cais do Valongo – que integra a lista da UNESCO como Patrimônio Mundial – e a Praça da Harmonia. No fim do dia, o grupo também visitou o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), instituição que conta com um rico acervo sobre o legado e a cultura afro-brasileira.

Estudantes do Cefet/RJ Uned Itaguaí visitam o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no bairro da Gamboa

A visita técnica, promovida pelo NEABI da Uned Itaguaí, teve início na Pequena África

A visita técnica faz parte de um conjunto de atividades que o NEABI da Uned Itaguaí tem promovido, ao longo dos últimos meses, para proporcionar aos alunos do Cefet/RJ um conhecimento mais aprofundado sobre a história e as tradições afro-brasileiras. Além disso, o Núcleo trabalha a fim de conscientizar a comunidade sobre a importância de debater essas questões.

No dia 5 de julho de 2024, o NEABI da Uned Itaguaí realizou uma visita técnica ao Quilombo da Ilha da Marambaia. A iniciativa proporcionou um dia de imersão nas histórias de tradições e ancestralidade da comunidade quilombola local, promovendo aproximação com as famílias que ali residem e conhecimento sobre as atividades por elas desenvolvidas. O encontro ainda favoreceu a compreensão sobre a convivência, marcada por desafios, dos moradores do quilombo com a base militar com a qual compartilham o espaço.

Visita técnica ao Quilombo da Ilha da Marambaia

Já em 17 de setembro, foi a vez de o NEABI da Uned Itaguaí receber o professor do Cefet/RJ, Nadson de Souza, para uma palestra sobre o papel do Núcleo como estratégia política na instituição. Foi uma manhã de aprendizado que contou coma presença de servidores e estudantes.

Cefet/RJ Uned Itaguaí recebe o professor Nadson Souza para palestra sobre o NEABI

Fim do conteúdo da página