Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluna do Cefet/RJ conquista medalha de prata em 1ª Olimpíada Europeia de Informática para Meninas (EGOI 2021)
Início do conteúdo da página

Aluna do Cefet/RJ conquista medalha de prata em 1ª Olimpíada Europeia de Informática para Meninas (EGOI 2021)

Publicado: Terça, 22 de Junho de 2021, 17h39 | Última atualização em Terça, 22 de Junho de 2021, 17h47 | Acessos: 1872

Luana Amorim Lima, estudante do curso técnico em Informática do Cefet/RJ campus Maracanã, garantiu uma medalha de prata na 1ª Olimpíada Europeia de Informática para Meninas (EGOI 2021). Na disputa, a jovem conquistou o 36º lugar entre 156 participantes de várias partes do mundo e foi a segunda brasileira com melhor desempenho na competição. Em virtude das medidas de combate ao coronavírus, a EGOI 2021 foi disputada on-line entre os dias 13 e 19 de junho.

Em poucos meses, esse é o quarto torneio importante em que Luana se destaca. No ano passado, a estudante já havia conquistado a medalha de ouro no 1º Torneio Feminino de Computação e, em 2021, a medalha de Honra ao Mérito na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). “Eu fiquei muito feliz com o resultado e senti que todas as horas de treinamento valeram a pena. A EGOI 2021 mostrou que existem várias meninas inteligentes e engajadas em Informática espalhadas pelo mundo, não estamos sozinhas”, comemorou a jovem.

De acordo com o professor João Quadros, coordenador do curso técnico em Informática do Cefet/RJ campus Maracanã, Luana e todos os demais estudantes que enfrentam as dificuldades de estudo em um ambiente de pandemia são um orgulho para a instituição: “Luana conquistou a medalha de prata, mas, para nós, ela é uma menina de ouro”, exaltou o docente.

Sobre a EGOI 2021

A Olimpíada Europeia de Informática para Meninas (EGOI) é uma nova competição internacional para jovens mulheres interessadas em Ciência da Computação, com duração de uma semana. Na competição, as participantes resolvem problemas algorítmicos desafiadores. Cada país pode disputar o torneio com uma delegação composta por quatro mulheres, com idade inferior a 20 anos, acompanhadas por dois treinadores.

O programa da EGOI é semelhante ao de competições consagradas como a IOI (Olimpíada Internacional de Informática) ou a CEOI (Olimpíada da Europa Central de Informática). Confira o resultado completo da EGOI 2021.

Fim do conteúdo da página