Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > FEBRACE 2022 tem participação de projeto do Cefet/RJ sobre meninas na ciência
Início do conteúdo da página

FEBRACE 2022 tem participação de projeto do Cefet/RJ sobre meninas na ciência

Publicado: Quarta, 23 de Março de 2022, 19h55 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 19h55 | Acessos: 1019

O projeto “Meninas! Vamos fazer ciências em casa e com segurança!”, do Cefet/RJ Unidade Maracanã, está participando da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2022, na categoria Ciências Exatas e da Terra. O projeto é formado pelas alunas Paula Aleixo, Anna Carollina Barboza e Beatriz Santos, e orientado pelos docentes Dayse Pastore e André Couto. O evento acontece de 14 a 26 de março, em formato virtual.

A FEBRACE é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e professores da educação básica e técnica do Brasil.

 

Resumo do projeto

O projeto “Meninas! Vamos fazer ciências em casa e com segurança!” tem como principal objetivo desmistificar o universo científico e tecnológico para estudantes do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Para tanto, a equipe do projeto realizou um estudo de impacto no Cefet/RJ, pesquisando dados de estudantes de graduação entre os anos de 2008 e 2018. Dessa forma, o projeto pode colaborar no impacto das escolhas do universo acadêmico e profissional dos jovens. Derivado do projeto inicial "Meninas! Vamos fazer ciências!", a proposta subsequente é continuar atuando junto ao público jovem, mas com foco no gênero feminino. Porém, a originalidade do trabalho tem o meio digital como formato ideal para atender à proposta inicial nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CETEM). Por conta da pandemia de covid-19, as visitas presenciais foram interrompidas, o que necessitou uma adaptação imediata, com um investimento maior nas ações nas redes sociais (Facebook, Instagram e lives). Foram realizadas experiências roteirizadas sobre ciências com materiais seguros, recicláveis e de fácil acesso, além da divulgação de minibiografias de mulheres cientistas e pesquisadoras em diversas áreas do conhecimento. Além disso, eventos virtuais foram planejados ao longo desse período pandêmico, realçando o papel feminino nas ciências e no mundo acadêmico e da pesquisa.

 

Assista ao vídeo de divulgação do projeto no site da FEBRACE.

Fim do conteúdo da página