Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de graduação do Cefet/RJ recebe nota máxima em avaliação do MEC
Início do conteúdo da página

Curso de graduação do Cefet/RJ recebe nota máxima em avaliação do MEC

Publicado: Segunda, 30 de Dezembro de 2024, 22h00 | Última atualização em Segunda, 30 de Dezembro de 2024, 22h35 | Acessos: 1145

Celebrando 10 anos em 2024, LEANI conquista a nota máxima do MEC pela segunda vez consecutiva

O bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI) do Cefet/RJ Unidade Maracanã obteve a renovação do Reconhecimento de Curso após conquistar nota 5, a pontuação máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A análise considerou a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura do LEANI e foi realizada por especialistas do MEC, que visitaram as instalações da instituição entre os dias 25 e 27 de novembro. Em 2017, o LEANI já havia obtido a nota máxima em sua primeira avaliação.

Conforme a coordenadora do curso, Gileade de Godoi, o diferencial dessa nova análise do MEC foi o curso ter atingido excelência em todos os itens avaliados, configurando uma nota 5 contínua. “Essa conquista simboliza a importância da diversidade de conhecimento e demonstra, a toda a comunidade acadêmica, a relevância de acolher, valorizar e dar real suporte aos cursos que fazem do Cefet/RJ uma instituição plural e apta a se tornar uma universidade”, explicou a docente. Já a vice-diretora do Cefet/RJ, Gisele Vieira, ressalta que a renovação do Reconhecimento de Curso reforça a vocação da instituição de ofertar educação pública, gratuita e de qualidade. “Estamos mostrando a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido e o comprometimento dos professores e alunos. O Cefet/RJ está constantemente aprimorando os seus indicadores e perseguindo o caminho da excelência”, comemorou a gestora.

A reconhecida qualidade do curso tem atraído alunos de outras regiões do país. Gabriele Glab, de 22 anos, é natural da cidade de Porto União, na região norte de Santa Catarina, e está no 4º período. A jovem mudou-se para o Rio de Janeiro especialmente para cursar o LEANI. “O que me chamou atenção foi o caráter multidisciplinar do curso. Posso explorar diferentes oportunidades e depois escolher com tranquilidade onde quero trabalhar”, revelou a estudante, que já é bolsista de extensão no projeto “Allez! Parlez!”, voltado ao ensino de francês para profissionais de turismo. Ela também elogia a estrutura do Cefet/RJ. “Os professores são maravilhosos, as salas de estudo são equipadas com ar-condicionado e ainda temos o bosque, que eu adoro”, destacou.

A estudante Gabriele Glab mora há dois anos no Rio de Janeiro e é bolsista de extensão do LEANI

A multidisciplinaridade também foi elogiada por Marina Ferreira, de 25 anos, aluna do 6º período. A estudante concilia as aulas com o estágio em uma empresa onde atua na área de logística internacional e processo aduaneiro. “Tem sido bastante desafiador. Estou tendo uma baita oportunidade de pôr em prática conhecimentos que adquiri no curso, como gestão e estratégia empresarial. O LEANI nos mostra várias possibilidades até que a gente consiga decidir nosso próprio caminho”, revela a estudante.

Marina Ferreira (com a blusa do curso) é uma das 133 alunas matriculadas no LEANI e há cinco meses estagia na Baker Hughes, empresa que desenvolve tecnologias para atender empresas de energia

LEANI comemorou 10 anos em 2024

Iniciado em 2014, o bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI) celebrou uma década de existência nos dias 7 e 8 de novembro, com a realização de um simpósio que reuniu mesas-redondas sobre temas como refúgio, linguagem e sociedade, gestão e ambiente. O curso conta atualmente com 11 professores efetivos, além de docentes substitutos, e dispõe de uma estrutura com laboratório de línguas, dedicado principalmente às aulas de tradução e versão. Segundo dados do segundo semestre de 2024, atualmente, há 133 alunos matriculados e 82 estudantes já formados.

O curso tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar em empresas públicas e privadas, assessorias internacionais, consultorias, embaixadas, organizações não governamentais, além do setor de serviços nas áreas de cultura, lazer, turismo, comércio, tradução, interpretação e revisão de textos.

Clique aqui para conferir mais fotos.

Fim do conteúdo da página