Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Incubadora do CEFET/RJ é aprovada em edital do SEBRAE-Nacional
Início do conteúdo da página

Incubadora do CEFET/RJ é aprovada em edital do SEBRAE-Nacional

Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2012, 14h10 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 21h24 | Acessos: 1028

A IETEC - Incubadora de Empresas Tecnológicas do CEFET teve seu Projeto Aprovado no Edital SEBRAE/ANPROTEC/Nº 01/2011, para a implantação do Modelo de Gestão CERNE - Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos. São R$ 120.000,00, para execução em 1 ano, em parceria com a Fundação FRET -  Fundação Rotária de Educação para o Trabalho.


Conforme especificação do Edital SEBRAE, a IETEC agora estabelece parceria com a Incubadora da COPPE/UFRJ, juntamente com as incubadoras do Instituto Nacional de Tecnologia - INT e do Laboratório Nacional de Ciências da Computação - LNCC.


A formação desse núcleo para implantação do Sistema CERNE, com a incubadora da COPPE/UFRJ como nucleadora e as incubadoras IETEC, INT e LNCC como nucleadas, traz um diferencial positivo, em função de reunir ICTs federais, que possuem o eixo tecnológico como vertente principal e, mesmo em alguns casos, com mais de 10 anos de atuação, encontram-se em diferentes estágios de maturidade, dados seus históricos institucionais. As identidades com as áreas tecnológicas ampliam a competitividade do grupo.


O projeto não prevê a aquisição de bens, e sim a geração de conhecimentos e de boas práticas que serão de propriedade da incubadora nucleadora e das apadrinhadas: Núcleo COPPE-UFRJ/IETEC-CEFET/INT/LNCC.


Os recursos serão aplicados em seis grandes metas, a saber:


1.realizar diagnóstico de adequação da operação da IETEC-CEFET/RJ aos requisitos do CERNE;


2. planejar e implantar sistemas de gerenciamento básico da IETEC, principalmente os subsistemas de gestão financeira e sustentabilidade, e de comunicação e marketing;


3. promover palestras de sensibilização para a comunidade interna e externa, no 2º semestre de 2012;


4. promover qualificação para os futuros empreendedores;


5. promover atividades para aprimorar as ações de apoio e desenvolvimento dos empreendimentos da IETEC, principalmente nos requisitos relativos à qualificação, assessoria e consultoria, em conformidade com os 5 (cinco) eixos do CERNE: qualidade de vida do empreendedor, tecnologia, capital, mercado e gestão;


6. desenvolver peças promocionais em mídias eletrônica e impressa, para ampliar a divulgação da incubadora e divulgar/registrar a implantação do CERNE na IETEC.



Como estratégia institucional de implantação do Sistema CERNE, o CONEX - Conselho de Extensão já aprovou a constituição de um Comitê, em função das competências intrainstitucionais requeridas, para o planejamento e acompanhamento desse, que prevê desenvolvimento de ações de interesse do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, das áreas acadêmicas e do departamento de informática. Falta ainda a aprovação da matéria no CEPE - Conselho de Ensino e Pesquisa, para iniciar as ações internas, que já contam com os recursos do Edital SEBRAE.



Para mais informações entrar em contato com O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou tel.21.2566.3064.


registrado em:
Fim do conteúdo da página