Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mud Runner participa de competição nacional
Início do conteúdo da página

Mud Runner participa de competição nacional

Publicado: Quinta, 05 de Março de 2015, 14h19 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 18h17 | Acessos: 1188

O Cefet/RJ está entre as dez instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro que participam da 21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, de veículos off-road. O evento anual ocorre, em 2015, entre os dias 5 e 8 de março, na cidade de Piracicaba. O Centro Federal será representado pela equipe do projeto de extensão Mud Runner.


Este ano, os alunos do Cefet/RJ se apresentam com um carro novo, projetado para se tornar mais competitivo na prova prática. “Melhoramos a direção para diminuir a curvatura, pois, em provas off-road, as curvas são bem fechadas. Também fizemos mudanças na aceleração e na tração”, explica a líder de marketing, Juliana Ramos.


O veículo segue o modelo baja SAE. O protótipo possui estrutura tubular em aço, para uso fora da estrada. É capaz de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes.


A competição levará em conta vários quesitos. No dia 5, haverá inspeções técnicas, verificações de motor, conforto e freios. No dia 6, será avaliado o projeto do carro.


Aspectos dinâmicos como dirigibilidade, aceleração, velocidade e capacidade de tração serão submetidos a teste no dia 7. Por fim, no dia 8, haverá a prova mais esperada: o Enduro de Resistência, com quatro horas de duração, realizado em circuito fechado, em terreno bastante acidentado.


As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, que será realizada entre os dias 7 e 10 de maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.


A equipe do Cefet/RJ possui 33 alunos, provenientes de cursos como Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação Industrial. Embora apenas 20 possam participar da competição, todos foram a Piracicaba para auxiliar em atividades de apoio.





Equipe se preparando para a competição

registrado em:
Fim do conteúdo da página