Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ lança primeira especialização técnica sobre atividade dutoviária
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ lança primeira especialização técnica sobre atividade dutoviária

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 20h50 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 22h36 | Acessos: 1853

Alunos do Cefet/RJ participam da Aula Inaugural do programa

Na última quarta-feira (13), 40 alunos dos cursos técnicos em Mecânica e Construção Civil do Cefet/RJ deram início ao primeiro módulo do programa de qualificação técnica de nível médio em Atividade Dutoviária. A especialização é inédita no país e foi formatada pelo Cefet/RJ em parceria com a Pipeline Brazil, um grupo associativo formado por profissionais especializados em dutos de diversas partes do mundo.

A aula inaugural do programa ocorreu no Auditório 5 da Unidade Maracanã, com a presença do diretor-geral Mauricio Motta, da vice-diretora Gisele Vieira, da chefe do Departamento de Ensino Médio e Técnico (DEMET) Irene de Barcelos e de profissionais das principais operadoras e prestadoras de serviço da indústria dutoviária brasileira.

Motta comemorou a conquista e agradeceu a todos que viabilizaram o lançamento do novo programa. “Completamos um ano da assinatura da cooperação entre o Cefet/RJ e a Pipeline Brazil. Com a participação de diversos profissionais da comunidade de dutos e de servidores do Cefet/RJ, tornamos esse programa possível. Esse curso é um marco histórico que reúne dois papéis importantes que o Cefet/RJ exerce na sociedade, o de gerar oportunidades para os nossos alunos e de fornecer profissionais qualificados para o mercado”.

Durante a abertura do evento, alguns dos profissionais da indústria de dutos presentes no auditório, egressos do Cefet/RJ, deram seus depoimentos sobre a carreira, com dicas e recomendações aos estudantes, destacando a valorização dos alunos formados pela instituição no mercado de trabalho.

Especialista em dutos Marcelino Gomes apresenta o histórico da indústria de dutos no Brasil e no mundo

Leonardo Loureiro, ex-aluno do curso técnico em Mecânica do Cefet/RJ e atual gerente executivo da empresa de gás Naturgy Brasil, falou sobre a importância de investir profissionalmente na área. “O uso de dutos é uma tecnologia centenária, mas que certamente permanecerá vigente nas atividades do futuro, como no transporte de hidrogênio, por exemplo”, destacou Leonardo.

Programação do curso

A aula inaugural do Módulo 1, de conteúdos básicos, foi conduzida pelos especialistas em dutos e representantes da Pipeline Brazil Marcelino Gomes e Marcelo Rennó, que abordaram de forma interativa os principais pontos sobre a importância da atividade dutoviária no Brasil e no mundo. Além das aulas teóricas, na programação desse primeiro módulo, que possui carga-horária de 60 horas, também estão previstas visitas técnicas aos centros de operação e controle das empresas que fazem parte do programa.

Segundo a chefe do DEMET, Irene de Barcelos, a especialização possui mais dois módulos, um de conteúdos específicos, com carga-horária de 40 horas, que será oferecido separadamente para alunos dos cursos técnicos em Construção Civil e em Mecânica, e o Módulo 3, de Segurança do Trabalho e estudos de casos, com 20 horas. Pelo cronograma inicial, a conclusão do curso será em setembro de 2024. Irene afirmou ainda que, após a avaliação da experiência com a primeira turma, a previsão é que o Cefet/RJ e a Pipeline Brazil sigam oferecendo o curso anualmente.

No segundo encontro do Módulo 1, que ocorreu nesta sexta-feira (15), os alunos participaram de uma mesa-redonda sobre as perspectivas de empregabilidade no segmento.

Clique para ver o álbum de fotos. 

 

Confira abaixo a programação completa do Módulo I do curso.

registrado em:
Fim do conteúdo da página